quinta-feira, 5 de julho de 2018

Príncipe das Trevas

Titulo Original:Prince of Fools
Autor:Mark Lawrence
Editora: Topseller
Sinopse: Do norte, chegam rumores.
Os mortos caminham novamente entre nós.
Será verdade?

A Rainha Vermelha está velha. Ainda assim, controla todo o poder no seu vasto império.
Jalan Kendeth, o seu neto, não tem tais preocupações. A bebida, as mulheres e uma vida longe de todas as responsabilidades mantêm-no ocupado.

Por isso fica tão surpreso quando é chamado a ouvir estas histórias da boca de escravos e prisioneiros. Porque quereria a Rainha Vermelha envolvê-lo? Quando Snorri, um guerreiro nórdico, conta uma história de cadáveres devolvidos à vida e do Rei Morto, Jalan só pensa nas várias formas de o utilizar para ganhar dinheiro. São fantasias, o que conta. Mitos. Histórias de encantar.

E é por isso que Jalan fica tão frustrado quando a magia o liga a Snorri. Agora vai ter de ir ao norte desfazer o feitiço. O que será que os espera?

Crítica: O Mark Lawrence está na moda! A sério! A nível internacional os livros de fantasia dele são instant bestsellers. A razão é simples, na minha opinião. Ele cria livros muito bons, com personagens complexas e intriga excelente, e está consistentemente a publicar um livro por ano desde o lançamento do Principe dos Espinhos. Para quem leu a primeira trilogia sabe também que o universo que ele criou não é propriamente um mar de rosas e que os personagens principais dele tendem a ser algo... perigosos.
Neste livro, voltamos ao mundo original da trilogia dos espinhos. Temos novos personagens sendo que o principal é o Jalan Kendeth. Qual a melhor descrição de Jalan Kendeth?

"Sou um mentiroso, um trapaceiro e um cobarde, mas nunca, nunca deixarei de ser leal a um amigo. A não ser, claro, que essa lealdade exija honestidade, jogo limpo ou coragem."  - Retirado do primeiro parágrafo do livro.

Como se pode ver, Mark Lawrence voltou a criar um personagem que não segue as linhas comuns da fantasia. Somos confrontados com o ponto de vista de alguém medroso, mentiroso e um procrastinador de nível excepcional. O que é algo refrescante para alguém que lê fantasia e tem visto sempre o herói estereotipado.

Através de uma série de eventos Jal fica ligado a Snorri, um guerreiro nórdico que é um escravo gladiador. Isto cria uma dinâmica muito engraçada, porque Snorri tem todo um sentido de honra e compromisso que Jal não tem. E precisam, obrigatoriamente, um do outro até chegarem ao Norte!

Neste livro temos menções a Jorg e ao Rei Morto, sendo que ambos são uma ameaça ao plano da Rainha Vermelha, avó de Jalan. Mas aquilo que o livro tem de melhor é a dinâmica entre Snorri e Jal, dando um novo rumo cómico ao mundo negro do Império Quebrado.

A nível de leitor, sentimo-nos muito menos culpados por gostar de Jal do que de Jorg. Com Jal, temos a noção de que ele é mimado e cobarde, mas nunca tem prazer em matar pessoas. Ou seja, a nossa bussola moral não entra em choque com a narrativa do livro. A acção do livro também é mais acelerada e mais orientada para a intriga do que para o desenvolvimento do mundo e personagens.

Como livro é um ótimo livro de fantasia, desenhado para todos os gostos. Não tem o impacto que o Príncipe dos Espinhos teve, devido aos seus personagens e ao tipo de acção. Recomendo vivamente para se ler este Verão. É um livro divertido e cheio de acção, que não obriga a ter lido a trilogia dos Espinhos.

TOPSELLER continuem a fazer o excelente trabalho que têm feito com os livros de fantasia!


Sem comentários:

Enviar um comentário