sexta-feira, 13 de julho de 2018

Alvorada Vermelha

Titulo Original:Red Rising
Autor:Pierce Brown
Editora: Presença
Sinopse: Alvorada Vermelha é o primeiro volume de uma trilogia que tem tudo para conquistar a legião de fãs de Os Jogos da Fome.
Passa-se numa altura em que a humanidade começou a colonizar outros planetas, como Marte. Darrow é um jovem de 19 anos que pertence à casta mais baixa da Sociedade, os Vermelhos, uma comunidade que vive e trabalha no subsolo marciano com a missão de preparar a superfície do planeta para que futuras gerações de humanos possam lá viver. No entanto, em breve Darrow irá descobrir que ele e os seus companheiros foram enganados pelas castas superiores. Inspirado pelo desejo de justiça, Darrow irá sacrificar tudo para se infiltrar na casta dos Dourados… e aniquilá-los!
Vingança, guerra e luta pelo poder num romance de estreia empolgante.

Crítica: Quando comecei a ler este livro, demorei dez páginas a perceber que este seria o melhor livro que leria este ano (era Abril)... A razão para isso? Bem, o livro está muito bem escrito e estruturado. As personagens fazem sentido, tem uma acção feroz e o worldbuilding é algo de extraordinário.

Esqueçam a sinopse.

A sério... Ler a sinopse deste livro é para se ficar a pensar que é um livro para adolescentes, coisa que não podia estar longe da realidade... Sim, isto tem elementos de Jogos da Fome, mas como costumo dizer o autor pega no melhor que os Jogos da Fome têm e faz ainda melhor.

Somos apresentados a uma sociedade que se divide por cores, conforme as suas funções. Vermelho é o mais baixo dos níveis sociais cuja função é trabalho manual e arriscado, e dourado o mais elevado nível social, que são os líderes da sociedade. Supostamente isto não pode ser alterado e está codificado a nível genético. A personagem principal é Darrow, um jovem Vermelho que é nascido e criado em Marte. Mesmo dentro dos Vermelhos, existe uma separação em equipas, levando a uma forte competição entre Vermelhos.

Á medida em que a história avança, vamos sendo transportados para diferentes locais, em que nos é dado a conhecer o resto da sociedade. E é aqui que o livro brilha, mostrando-nos uma sociedade altamente avançada e corrupta que segue os ideais romanos. Existem forças de resistência que lutam contra o governo. Os jovens dourados têm uma educação violenta para se tornarem líderes.

As forças políticas em jogo no universo de Pierce Brown fazem lembrar Guerra dos Tronos. Recheado de traição, manobras militares e crime, este livro é algo que não nos deixa respirar até terminar de o ler.

Tenho perfeita noção que acabei de dizer que é parecido a dois livros altamente aclamados. Mas na realidade também tem elementos de Ender e de Avatar. Ou seja, este livro retira de livros do género fantástico e de ficção científica e faz um trabalho fenomenal em criar uma obra que honra todos os titulos de que falei.

Na realidade creio que a versão resumida é Jogos da Fome para os fãs que cresceram.

Aqui em Portugal, este livro passou completamente ao lado! Nem me apercebi que tinha saído e quando o procurei nas livrarias não havia em lado nenhum. Comprei os dois exemplares a um alfarrabista e estou com muita esperança que a editora publique o terceiro porque o cliffhanger do segundo livro dá ataque cardíaco a quem sofre do coração.


Sem comentários:

Enviar um comentário