Autor: Brandon Sanderson
Editora:Saída de Emergência, junho de 2014
Sinopse: Num mundo onde as
cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive
escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor
Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do
terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome
Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos
metais - a Alomancia - que o transforma num "nascido nas brumas", alguém
capaz de invocar o poder de todos os metais. Kelsier foi outrora um
famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência
agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor
Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então
que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e
que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier
começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de
transformar para sempre o Império Final…
Crítica: O Brandon Sanderson é sem dúvida um dos melhores escritores de fantasia que tive o prazer de ler. A sua capacidade de fazer um enredo forte com reviravoltas inesperadas e guiar o leitor num caminho que este pensa que é familiar, para ser surpreendido é algo de magnifico que muitos aspiram e poucos conseguem fazer.
Relativamente ao livro, tenho de abordar o mundo construido antes de qualquer outra coisa. Este mundo é um mundo escuro e sombrio, em que as cinzas cobrem o céu, fazendo com que não exista nada de verde e ou colorido. Durante a noite, as névoas saem e tornam a noite ainda mais aterradora para a grande maioria das pessoas. A sociedade deste mundo é praticamente igual, sendo que a grande maioria faz parte duma "raça" chamada Skaa subjugada pela nobreza. Tanto nobres como skaas são policiados por uma fação religiosa criada pelo Senhor Soberano, com os seus vis Inquisidores. Alguns membros destas fações têm acesso a Alomancia, um poder que permite, aquando a ingestão de metais ter habilidades extraordinárias.
A narrativa do livro é feita de forma a manter-nos colados as suas páginas, havendo momentos em que a ação abranda, mas nunca se torna desinteressante. Gosto muito do facto dos personagens deste livro serem completamente diferentes uns dos outros, cada um servindo o seu propósito. Os personagens principais têm personalidades fortes, complexas e cheias de profundidade, fazendo com que nos agarremos a eles desde o principio do livro.
Os temas que são abordados nos livros têm paralelismos claros entre o mundo real e o mundo de Mistborn, em que nos podemos ver ser postas em contraste as ideologias de vários lados, desde variedade religiosa (ou falta dela) até diferenças sociais.
Recomendação:Sem dúvida, uma muito boa opção para quem se quer iniciar no mundo da fantasia. Quem está habituado a ler fantasia, este é um livro que é requerimento de qualquer leitor do fantástico.
Sem comentários:
Enviar um comentário