quarta-feira, 11 de abril de 2018

Guerra Diurna

Titulo Original:Daylight War
Autor:Peter V Brett
Editora: Edições Asa 1001 Mundos

Sinopse:Na noite da Lua Nova, os demónios erguem-se em força, procurando as mortes dos dois homens com potencial para se tornarem o lendário Libertador, o homem que, segundo a profecia, reunirá o que resta da humanidade num esforço derradeiro para destruir os nuclitas de uma vez por todas.
Arlen Fardos foi outrora um homem comum, mas tornou-se algo mais: o Homem Pintado, tatuado com guardas místicas tão poderosas que o colocam à altura de qualquer demónio. Arlen nega constantemente ser o Libertador, mas, quanto mais se esforça por se integrar com a gente comum, mais fervorosa se torna a crença destes. Muitos aceitariam segui-lo, mas o caminho de Arlen ameaça conduzir a um local sombrio a que apenas ele poderá deslocar-se e de onde poderá ser impossível regressar.
A única esperança de manter Arlen no mundo dos homens ou de o acompanhar reside em Renna Curtidor, uma jovem corajosa que arrisca perderse no poder da magia demoníaca.
Ahmann Jardir transformou as tribos guerreiras do deserto de Krasia num exército destruidor de demónios e proclamou-se Shar’Dama Ka, o Libertador. Tem na sua posse armas ancestrais, uma lança e uma coroa, que consubstanciam a sua pretensão e vastas extensões das terras verdes se curvam já ao seu poderio.
Mas Jardir não subiu ao poder sozinho. A sua ascensão foi programada pela sua Primeira Esposa, Inevera, uma sacerdotisa ardilosa e poderosa cuja formidável magia de ossos de demónio lhe permite vislumbrar o futuro. Os motivos de Inevera e o seu passado encontram-se envoltos em mistério e nem Jardir confia nela por completo.

Crítica: O terceiro livro desta colecção é para mim o melhor devido a vários factores, que vou tentar descrever da melhor forma possível.
Neste livro temos variados pontos de vista, com novas personagens a serem integradas, incluindo Renna e Inevera. Com a inclusão destes novos pontos de vista, ficamos a perceber que na realidade Jardir e Inevera (que até então são percebidos como antagonistas humanos principais) são na realidade o produto da sua cultura. Tudo o que fizeram e fazem vai de encontro a um objectivo final que acabará por tornar o mundo melhor. E é exactamente neste ponto que o autor faz um trabalho magnífico, em que nos demonstra dois pontos de vista completamente distintos nos nossos heróis. Tanto Arlen como Jardir têm poderes, que usam na guerra nocturna contra a legião demoníaca que ameaça destruir a Humanidade. Arlen recusa o nome de Libertador, um profeta que irá salvar a Humanidade, apesar de muitos acreditarem que ele é a resposta às preces de milhares. Jardir toma o nome de Libertador (ou Shar'Dama'Ka), forçando todos a segui-lo, porque na sua opinião só assim sera possível derrotar a legião de demónios. O autor mostra que nenhum dos caminhos é o certo ou errado, deixando essas opiniões para o leitor.
A personagem de Leesha volta a ter um papel noutro triangulo amoroso, desta vez com Renna, levando-a a tomar decisões que alteram o esquema de poder no Outeiro do Libertador/Lenhador. Gosto bastante da forma como o autor está a construir a personagem, levando-a a caminhos mais cinzentos, em que ela tem de tomar decisões que não são tão simples como, até então, ela tem tomado!
 O casamento de Rojer com as Krasianas também o muda, em que o personagem deixa de ter um papel de suporte e passa a ser muito relevante para a guerra demoníaca, sendo ainda mais fulcral para toda a história.
Com a introdução de Renna, vemos Arlen a tomar novas dimensões, deixando de ser o vigilante solitário, cuja a única função é destruir os demónios, passando a ter um papel mais preponderante na vida política, assim como volta a ser integrado no mundo humano. Renna, pelo seu lado, é uma personagem que é facil de adorar ou detestar, conforme os capítulos.
Peter V Brett tem a capacidade de criar personagens ricas, desenvolvendo-as em cada livro, fazendo com que deixem de ser bidimensionais e passem a ser pessoas! Para mim, isto enriquece muito este livro e esta coleção. A nível de ação este livro segue o mesmo caminho que os restantes, tendo um ritmo bastante natural, em que o desenvolvimento da ação e das personagens se desenvolve de forma espontânea.
O livro termina de uma forma espetacular, deixando-nos a desejar mais. Recomendo seriamente comprarem o quarto livro antes de terminarem de ler este!



O quinto e último livro, O Núcleo, estará disponivel no ínicio de Maio! Estou, juntamente, com o autor a preparar um passatempo para podermos oferecer uma cópia autografada. Para isso irei necessitar que me ajudem a partilhar e a fazer chegar este blog ao maior número de pessoas! Conto convosco!



Sem comentários:

Enviar um comentário