quarta-feira, 8 de março de 2017

Raymond Feist- O Mago (aprendiz e mestre)

Hoje vamos falar acerca da colecção do Raymond Feist. Mais propriamente a sua primeira triologia conhecida como a Riftwar Triology.
Cá em Portugal a editora Saída de Emergência foi a responsável pela sua edição, com a tradução ao cargo de Cristina Correia. Originalmente as capas eram as que podem ver em baixo. No entanto, a partir da 5ª edição vemos um novo design a ser aplicado pela Saída de Emergência.



A história passa-se no mundo de Midkemia que é caracterizado como um mundo de fantasia expectável, ou seja, os humanos dominam o continente principal, os anões estão situados nas montanhas e os elfos nas florestas. Existe magia no mundo, assim como elfos negros que têm goblins (cuja tradução é trasgos neste livro) como servos. 
O livro tem vários pontos de vista, mas podemos dizer que o Pug é a personagem principal do livro, tendo depois vários personagens secundários como o Tomas (o melhor amigo de Pug) e Arutha (o filho mais novo do duque de Crydee). 
Uma das características do livro é que as personagens e o próprio mundo parecem começar de formas muito básicas, mas o desenrolar da história traz-nos um mundo rico em detalhes, assim como personagens com profundidade. 
Algo que me encantou neste livro é a presença de mundos paralelos, e a forma como a interacção com os mundos é feita, assim como uma sociedade politeísta nos dois mundos aqui representados. Existem claras menções destes mundo que fazem lembrar o nosso mundo sendo que a mais óbvia é que Kesh seria o nosso médio oriente, Bas-Tyra seria França e Kelewan seria o Japão.

São dois livros que se conseguem ler muito bem ler o resto da trilogia, pois o final não é nenhum "cliffhanger". Recomendo absolutamente estes livros, fazem parte dos meus livros preferidos para ler.

RC 

terça-feira, 7 de março de 2017

Apresentação

Olá!
Bem-vindos,

este será um blog em que serão feitas críticas aos trabalhos literários de vários autores, tanto a nível de leitura fantástica como grim dark, ficção científica e universos paralelos. O trabalho que aqui tentarei desenvolver será feito com o objectivo de dar a conhecer um pouco da história de cada livro, assim como o estilo de escrita de cada autor. Teremos artigos de opinião, de discussão (onde existirão spoilers) assim como de introdução de cada livro. Tentarei fazer entrevistas com editores, tradutores e escritores, assim como alguns passatempos com livros grátis.

A nível de lista de tarefas, não irei definir nenhuma agenda, excepto que irei tentar que o trabalho seja continuo.

O blog terá um anexo no Facebook assim como no Goodreads, de forma a aumentar  a quantidade de leitores e visualizações.

Caso alguém deseje trabalhar comigo basta enviar uma mensagem com essa informação de forma a podermos criar um grupo de trabalho.

Boas leituras,
Ricardo